O que te tira o sono? Em parte dos brasileiros, a ansiedade bate à porta. Só que tudo tem um porquê. Um dos fatores que tira a boa noite de sono de muita gente é o endividamento. Você dormir com a sensação de que está perturbado por causas dívidas é terrível.
O ano de 2021 fechou com 70,9% das famílias endividadas, segundo a CNC. Tem noção que a maior parte das famílias estão com esse problema em casa? Isso gera crises terríveis, como problemas entre os familiares, no casamento, ligações indesejadas.
A dívida é uma bola de neve que se forma e parece só crescer. Porque você tenta resolver com um jeitinho aqui e outro ali. Na realidade, o que as pessoas precisam é de educação financeira. Os paliativos não adiantam, o que é necessário é prevenir que as dívidas aconteçam.
Só que isso só é possível mantendo uma saúde financeira adequada e evitando novas dívidas.
Por que a educação financeira é importante?
Com uma educação financeira em dia, você descarta os hábitos ruins da sua vida e tem uma vida mais plena. Garante organização, precisão dos gastos e lucros, além de ter controle sobre suas finanças, o que é fundamental.
Ter educação financeira não significa que você vai atrair riqueza ou ter muitos digitais na sua conta bancária. No entanto, se você se programar para chegar a isso, o primeiro passo é esse.
Uma pessoa com uma boa educação financeira, consegue manter sua organização em dia, sem ultrapassar certos limites. Estes, podem ser impulsivos, gastos exacerbados, entre outras coisas.
Fora isso, a educação financeira é importante para aqueles que desejam construir, almejar sonhos mais altos e alcançar tudo que deseja na vida. Para isso, é necessário ter organização para não cair em maus lençóis e adiar os sonhos de vida.
Consigo sair das dívidas tendo educação financeira?
Mesmo que você esteja com milhões em dívidas, devendo a milhares de pessoas, uma educação financeira pode sim ajudar. No momento que você se programa para quitar suas dívidas e sair do vermelho, você já está incrementando elementos para melhorar a sua saúde financeira.
Crie um orçamento mensal
Faça toda a sua organização de ganhos e gastos. Separe os gastos fixos, aqueles que não podem deixar de serem pagos. Olhe com um olho clínico e cético da coisa, não use o coração nesse momento, use a cabeça e a razão.
Com um diagnóstico e um orçamento preciso, você vai ter certeza do que deve ser priorizado e enxergar onde você está errando nas dívidas.
Por exemplo, tem pessoas que possuem gastos invisíveis que consomem boa parte do salário delas. Isso é terrível! Ela está criando uma verdadeira bola de neve na vida e em breve será um endividado. É necessário ter esse controle.
Como sair das dívidas controlando o orçamento?
Como eu disse no tópico anterior, liste todos os seus gastos fixos. Educação, saúde, aluguel – caso tenha -, e as dívidas também.
Trace metas do que deve pagar e separe o valor que você ganha para pagar essas contas, além de definir um teto de gastos por mês e separar uma fatia para criar uma reserva financeira.
Você deve está se perguntando aí se as dívidas têm que ser colocadas como obrigação e a minha resposta é sim. Até porque, se você calcular os juros e os outros encargos que você deve estar juntando por acumular as dívidas, o valor pode ser alto.
Retirar as dívidas é o primeiro passo para a realização de sonhos e viver uma vida leve, extraordinária, sem carregar cobranças nas costas.
Cotar esse mal pela raiz é necessário. Existem várias alternativas para quitar as dívidas, no entanto é raro encontrar alguma opção, sem necessitar fazer mais dívidas. Uma opção popular é o saque aniversário c6.
Saque Aniversário C6: como usar para sair das dívidas?
Essa modalidade de saque, é usar o saldo que você já tem no FGTS para pagar as suas contas. Todo mês que o trabalhador faz aniversário, ele tem direito de retirar uma parcela do FGTS e só.
No entanto, com a antecipação de saque, você pode usar para antecipar até 5 parcelas do seu saldo FGTS. Você não precisa estar no verde. É possível mesmo que você esteja negativado.
Uma coisa que facilita a vida do trabalhador, é que ele não precisará pagar todos mês uma parcela do dinheiro, como se fosse um empréstimo. A parcela do FGTS que você antecipou é descontada anualmente e de forma automática.
Por isso, é uma boa opção utilizar um saldo que já é seu, por direito, para pagar as dívidas que você tem. Com isso, fica livre de cobranças, nome limpo e sinal verde para adquirir novas oportunidades de crescer na vida financeira.
De uma maneira didática, vamos supor que você tenha 4 mil em dívidas. No entanto, você paga o juros todos os meses, porque não consegue quitá-la. Seu orçamento fica cheio e não consegue realizar os sonhos que você tanto deseja.
Você pode fazer a antecipação do Saque Aniversário C6, no valor de 5 mil, por exemplo, pagar as dívidas e ainda organizar alguma coisa que você deseja com o dinheiro que sobrou, até mesmo iniciar a sua reserva financeira, sendo o valor como um incentivo inicial.
Quite suas dívidas e comece realizar seus sonhos
Para realizar os sonhos você precisa de organização financeira. Sabe que para comprar um carro, trocar de celular, viajar e até mesmo realizar o sonho da casa própria, você vai precisar ter dinheiro.
Se tiver uma estratégia bem definida de educação financeira aliada à quitação de dívidas usando o Saque Aniversário C6, tenha certeza que vai conseguir mais tranquilidade na vida e proporcionar momentos incríveis para você mesmo e para quem está ao seu redor.
Por isso, não deixe para ontem, o que você pode fazer hoje. Sem contar, que segundo especialistas, deixar o FGTS parado. Aí vem minha pergunta: quanto custa o seu sonho? Não perca tempo e simule a antecipação do seu Saque Aniversário C6 o quanto antes!